Letreiro

CLASSIFICAÇÃO OFICIAL

CONFIRA OS NOVOS RECORDS... RESULTADO OFICIAL 9a. ETAPA SILVERSTONE: 1- Jordhy Khostha (ARTDF/Arrows/DF) 2- Igor Bottas (ARTDF/Arrows/GO) 3- Flavio Ribeiro (Black Wings/Jaguar/RJ) 4- Kayla Catherham (MK Team/Minardi/EUA) 5- Douglas Lins (Naja Etílica/BAR/RJ) 6- Mark Catherham (MK Team/Minardi/EUA) 7- Gedivaldo Souza (Horses Team/Prost/SC) 8- Betão Lins (Naja Etílica/BAR/RJ) CLASSIFICAÇÃO OFICIAL FINAL DE PILOTOS: 1-J.JHOSTHA 152 PTS (CAMPEÃO), 2-F.RIBEIRO 138 PTS (VICE-CAMPEÃO), 3-G.SOUZA 132 PTS, 4-I.BOTTAS 113 PTS, 5-K.CATHERHAM 71 PTS, 6-D.LINS 70 PTS, 7- A.BERTI 63 PTS, 8-M.CATHERHAM 62 PTS, 9- T.PESSOA 42 PTS, 10- B.LINS 36 PTS. CLASSIFICAÇÃO OFICIAL EQUIPES: 1-ARTDF/ARROWS 265 PTS (CAMPEÃ), 2-BLACK WINGS/JAGUAR 138 PTS (VICE CAMPEÃ), 3-MK TEAM/MINARDI 133 PTS, 4-HORSES TEAM/PROST 132 PTS, 5-NAJA ETÍLICA/BAR 106 PTS, 6-SPEED TEAM/JORDAN 63 PTS, 7-RTR/WILLIAMS 42 PTS...

ABRA TC CLICANDO AQUI...

REGRAS & TC

REGRAS OFICIAIS

REGULAMENTO OFICIAL PARA A TEMPORADA 2017 (após enquete junto ao colegiado)

0. ABRINDO O TC:

0.1 O TC (TIME CONTROL) é um mecanismo que controla o tempo máximo que o piloto tem para iniciar seu jogo e entregar a corrida (enviar os dados da corrida para o email da ADM e postar no tópico da etapa sua corrida).

0.2 O piloto ANTES de iniciar sua corrida, deverá clicar na imagem onde tem o aviso "clique na imagem para abrir TC" em "ABRA TC CLICANDO AQUI" no letreiro ou na aba "TC CONTROLE". Então será direcionado para um "rolador de dados online"  Caso ocorra qualquer dificuldade no preenchimento, o piloto também pode acessar diretamente a página do rolador de dados em ( http://rpgautomails.com/pbemdice ), onde deverá preencher como segue:

A) No campo "DESTINATÁRIOS" terá de colocar o email da ADM: camaradaflavio@globo.com
B) No campo "CAMPANHA" terá de colocar: TC (NOME DO GP)
C) No campo "PERSONAGEM" terá de colocar o seu nome.
D) O campo "DESCRIÇÃO" é opcional. Utilize-o caso queria escrever alguma coisa para a ADM.
E) Ao lado em "DADOS", observe o dado preto com o valor "100", ao lado dele, coloque o valor "1".
F) CLIQUE EM ROLAR DADOS e anote ou memorize o número fornecido, este é seu número de TC.

* Lembre-se, caso a pagina aberta tenha qualquer tipo de travamento, o piloto poderá ir diretamente na página original do "rolador de dados online" em: http://rpgautomails.com/pbemdice

0.3 Após pegar seu número de TC, o piloto deverá postar no FÓRUM´, no tópico da respectiva etapa, na página "TC CONTROLE" (que pode ser acessada pela página principal) o seu número de TC, nos comentários. E depois entrar no jogo. e troque o nome do motor do seu carro pelo número de TC que pegou e vá para a corrida! Não esqueça de SALVAR a corrida logo após cruzar a linha de chegada!!!

0.4 Mande a corrida que salvou para o email da ADM "camaradaflavio@globo.com" e pegue os dados do HOFXLAP copie e cole nos comentários da página "TC CONTROLE" mais uma vez. no mesmo tópico da etapa em que antes havia publicado o número de TC. Isso serve para controle da ADM e também para que todos os pilotos possam saber quem foi para a pista e como foi a corrida do piloto.

0.5 Em etapas SEM chuva o piloto terá 75 minutos para abrir o TC, ir para a pista e entregar os seus dados.

0.6 A ADM irá analisar sempre o horário mostrado na recepção do email DA ADM.

1. INTRODUÇÃO:
1.1. O campeonato de GP4 a ser realizado no GP4 TOTAL BRASIL será uma competição offline (não conectada à Internet) de corridas virtuais de F1, que utiliza o jogo GP4 - Grand Prix 4© (Microprose/ Infogrames/ Simergy) ORIGINAL. Necessitando da internet somente para o envio dos dados da corrida.

1.2. A Diretoria do campeonato se reserva o direito de, a qualquer momento, alterar resultados passados se verificar que houve desrespeito ao regulamento.

1.3 Não temos um fórum específico, por isso, todas as participações, abertura e fechamento de TC, etc, deverão ser realizados na parte de comentários das respectivas postagens. No entanto Temos uma página no facebook para publicações gerais: GRAND PRIX 4 WORLD CHAMPIONSHIP

1.4 Após um período de adaptação à nova casa, houve necessidade de mudarmos o regulamento. Agora as participações podem e devem ser feitas no FORUM, no campo COMENTARIOS (quando possível). o CHAT FOI DESATIVADO PERMANENTEMENTE PARA QUE O FÓRUM SEJA CARREGADO MAIS RAPIDAMENTE

2. INSCRIÇÕES:

2.1. Para efetuar sua inscrição o piloto deverá solicitar seu número oficial na aba INSCRIÇÕES, preenchendo os dados corretamente conforme o modelo apresentado na página e aguardar a liberação por parte da diretoria. Lembrando que é permitido apenas dois pilotos por equipe (virtual/do jogo). 

2.2. Para os casos mudança de equipe, deverá ser observado o seguinte:
2.2.1. Um piloto que criar ou se juntar a uma equipe no decorrer do campeonato não poderá levar os pontos do campeonato de construtores que já tiver obtido em corridas ou equipes anteriores, somando seus pontos com o novo parceiro a partir da corrida subseqüente. Mantém-se neste caso os pontos individuais do campeonato de pilotos conquistados até então.
2.2.2. Equipes que decidirem trocar de nome, cores ou qualquer elemento que a tornem diferente da anterior, no decorrer do campeonato, deverão iniciar a contagem de pontos do zero, a partir da corrida seguinte à mudança.

2.3. Os pilotos inscritos com uma ausência superior a três etapas consecutivas, podem ter seus carros solicitados por um novo piloto, nesse caso o novo piloto passa a ser o titular e o antigo o reserva. Caso o antigo piloto retorne este terá que buscar uma nova equipe.

2.4 Não há necessidade de efetuar nova inscrição. A não ser após comunicar devidamente a ADM sobre desejo de mudar de carro, novas formações das equipes (dança das cadeiras) 

3. O CAMPEONATO:

3.1. Campeonato de Construtores:
3.1.1. Cada equipe registrada participará do Campeonato de Construtores adicionando os pontos obtidos em cada etapa por seus dois pilotos. Será campeão o time que somar maior número de pontos depois de cumpridas todas as etapas. Ver critérios de desempate no item 3.4.

3.2. Campeonato de Pilotos:
3.2.1. Todo piloto inscrito participa do Campeonato de Pilotos, adicionando os pontos por ele obtidos em cada etapa. Será campeão o piloto com maior número de pontos ao final de todas as etapas. Ver critérios de desempate no item 3.4.

3.3. Sistema de Pontuação:
Serão distribuídos pontos segundo a posição final na corrida (assim como na F1 Real atual), de acordo com a tabela:
1º 25 - 2º 21 - 3º 18 - 4º 16 - 5º 14 - 6º 12 - 7º 10 - 8º 08 - 9º 06 - 10º 04 - 11º 2 - 12º 1 -
13º 0,5

3.4.Critérios de desempate:
3.4.1 Pontuação no Campeonato: Maior número de vitórias (equipe ou piloto), persistindo o empate deve ser observado o maior número de segundo lugares e assim por diante.
3.4.2 Resultado das Corridas: Número de voltas completadas na corrida. Persistindo o empate, prevalecerá a volta mais rápida do piloto.
3.4.3. Serão registradas nas páginas de “HOTLAPS” e "HALL DA FAMA” as voltas mais rápidas e as vitórias de cada etapa.

4. SOFTWARE:

4.1. Além do próprio jogo, você deverá instalar os seguintes programas: (veja o Tutorial no site para maiores detalhes)
4.1.1. Patch Oficial V 9.6 e versão descriptografada do arquivo GP4.exe
4.1.2. GPxPatch 3.93 (serão aceitas apenas esta, ou versões mais atuais).
4.1.3 HOFxLap (software para análise de arquivos).

4.2. Não será permitida qualquer mudança na configuração original (ex: física do carro) do GP4 que altere a performance e os resultados. A punição ao se detectar tais alterações será a perda de pontos daquele piloto de acordo ao julgamento da Diretoria, podendo até mesmo culminar no desligamento do participante do campeonato.

4.3. Serão utilizadas apenas as pistas originais do jogo!

5. DISPOSIÇÕES GERAIS:

5.1. As corridas serão disputadas a partir do dia 28/03/16, seguindo rigorosamente o calendário oficial da F1 Real, sendo realizadas as etapas na semana seguinte ao GP em questão, ou seja, de segunda à domingo após a realização do GP do fim de semana da F1 Real. 

5.2. O prazo para a entrega do arquivo de corrida será afixado na postagem da respectiva corrida, respeitando-se o horário máximo de 23:59:59 hs (horário de nosso fórum) da data limite. Corridas entregues após este horário serão desclassificadas devido à impossibilidade do tratamento individual dos arquivos.

5.3. As corridas serão disputadas em 50% de seu tamanho oficial e devem ser disputadas em modo Quick Race.

5.4. O modo de dificuldade permitido será apenas o PROFISSIONAL.

5.5. Os auxílios de direção (drive-aids) deverão obrigatoriamente ter a seguinte configuração:
[F1] – Freio automático DESLIGADO
[F3]– Correção Automática DESLIGADO
[F4] – Modo Indestrutível DESLIGADO
sendo os demais liberados.
([F8] – Auxílio de Direção - só para volantes).analógicos que englobam volantes, joysticks, etc. Este recurso não afeta pilotos que se utilizam de teclado).

5.6.1 O modo para gravação do arquivo da corrida é o QuickRace (ARQUIVO.QRx) devendo o piloto configurar seu nome e equipe. Qualquer outro tipo de arquivo (por ex.: .HLx) não será aceito. O arquivo deve ser ZIPADO antes do envio. Existe o risco de rejeição por SPAM! Como usamos arquivo de performance, os nomes não ficam gravados permanentemente no jogo, para isso é necessário alterar o próprio arquivo de performance, que fica na pastaC:\Arquivos de programas\Infogrames\Grand Prix 4\gpxpdata. O arquivo performance.txt pode ser editado com qualquer editor de texto e os pilotos podem alterar APENAS os nomes à vontade. Qualquer outra alteração vai alterar o checksum e invalidar a corrida, sendo DESCLASSIFICADO automaticamente. Por isso recomendamos firmemente a realização de testes para comparar os dados do seu jogo com os dados postados no primeiro tópico de cada etapa ou corrida 4fun.

Nome do Piloto - João Silva
Nome da Equipe - Equipe Silva

Antes de começar a sessão (Corrida) você deve ter o TC em mãos e (TC = numeração aleatória obtida através do nosso site - para maiores detalhes visite o tópico "Como abrir o TC") alterar o nome do motor nos menus de opções do jogo substituindo-o por esse número - aproveite para checar seu nome de Piloto e siga o seguinte exemplo para incluir o número que você recebeu quando abriu o seu TC: (((( COMO ABRIR TC A CONFIRMAR ))))

Nome do Motor - Digitar apenas e tão somente os números do TC.

5.7. O tempo mínimo de replay (OPTIONS/GRAPHICS) será de 60 minutos.

5.8. Todos os pilotos deverão utilizar o carro que foi escolhido conforme a inscrição, observando que a opção da "força da equipe" dentro do GpxPath deve estar desmarcada.

5.9. Não serão aceitos arquivos corrompidos a ponto de que não seja possível retirar informações volta a volta da corrida (HOFxLap).

5.10. O conjunto de checksums para a Temporada deve ser:

init, car, damage, cc checksum: fc7160b0, 00000000, 6015de08, 928cee6c

Leia os comentários e acompanhe as discussões sobre checksum!

5.11. Não será aceita a abertura de um segundo TC por parte de qualquer piloto. Após um debate com os pilotos a ADM estará autorizando que o piloto EM CASO DE PANE NO JOGO (CRASH) abra um segundo e no máximo um terceiro TC. Da seguinte forma: O piloto abriu TC, publicou TC no fórum, foi para o jogo e ele deu pane. Então esse piloto deverá tirar uma SCREEN da tela (principalmente se aparecer uma mensagem de erro), enviar para a ADM ou publicar no FORUM essa imagem e escrever "ERRO TC" ou algo assim. Então esse deverá fazer uma checagem e testes em seu jogo até confirmar que está tudo ok, e quando estiver pronto novamente, abrir um segundo novo TC e realizar todo o procedimento normal de corrida (sabendo que já será penalizado em 10 segundos no tempo final). Caso um novo CRASH ocorra, o piloto ainda terá sua última chance, repetindo todo o procedimento desde tirar uma nova SCREEN da tela até abrir um novo TC e iniciar o último procedimento de corrida possível (sabendo que perderá nesse caso 20 segundos no tempo final).  Após o terceiro TC aberto com CRASH do jogo, não serão aceitas mais tentativas e o piloto será DESCLASSIFICADO.
5.1.1b. Essa medida visa preservar a diversão, em especial dos pilotos comprometidos com o campeonato e não uma forma de burlar o regulamento e abrir um novo TC após uma corrida mal sucedida. Nesse sentido apelamos para a boa vontade dos competidores e avisamos que todos os casos serão analisados e eventuais excessos punidos. A reivindicação de "ERRO NO TC" em várias etapas seguidas também poderá ser questionada. Podendo, a critério da ADM ser negada ao piloto para a etapa seguinte.
5.1.1c. A ADM esta estudando a possibilidade de um programa complementar previamente instalado na máquina para os pilotos que queiram ter a segurança de um "ERRO NO TC" mais completo. Pois este irá monitorar as atividades da máquina e informando o CRASH para a ADM de maneira mais transparente e segura. Mas tal programa estará em fase de testes e colocado a disposição dos pilotos assim que possível.  O piloto que desejar poderá instalar o anticheat MOSS em sua máquina como medida de prevenção a um possível CRASH do jogo durante ou após a corrida, evitando assim que perca de uma vez todo o seu trabalho.  Seu uso fica acordado da seguinte forma:

A) O uso é facultativo do MOSS, quem não instalar fica sabendo que corre o risco do jogo dar CRASH e perder todo o seu trabalho. Este não terá direito a uma nova corrida.  Sendo então desclassificado.

B) Usando o MOSS quando o jogo der CRASH, o piloto deverá enviar o LOG para a adm. ir no ´tópico da etapa, abrir novo TC e além do número informar na mensagem que houve um erro" e fazer então todos os procedimentos normalmente.

C) Para cada abertura de TC (reinicio de corrida) utilizando o MOSS, o piloto automaticamente perderá 10s (10 segundos) no tempo final de prova.
    

5.12 Todas as opções da abas do GPxPatch são permitidas, com as seguintes exceções que serão fixas:
5.12.1 Aba GPxSet:
Arquivo de Perfil - marcado.
Física - marcado.
Força do carro dependendo da equipe - desmarcada.
5.13. A Diretoria disponibiliza os seguintes e-mails para os casos onde não houver possibilidade de conexão ao servidor do site no momento da entrega do arquivo de corrida: camaradaflavio@globo.com
5.14. Dentro do jogo deve estar marcada a opção de todas as falhas possíveis (possible failures: All) 
ATENÇÃO: os arquivos deverão ser enviados compactados para um dos dois endereços acima. Será respeitado o horário de recebimento em nosso servidor.

6. CORRIDA:

6.1. É obrigatória a utilização do número do TC como nome do motor do piloto durante o jogo.OPCIONAL!!!

6.2. Carregar uma corrida previamente salva desclassifica a mesma.

6.3. Cada jogador terá exatamente 75 minutos para o envio do seu arquivo de corrida. Os tempos serão controlados pelo relógio do fórum. A única exceção é para corridas com chuva quando o tempo de entrega será decidido pela administração do campeonato. Haverá uma tolerância de 5 minutos nas entregas, onde a corrida será validada, porém com uma punição de 30 segundos sobre o tempo total da corrida. Atrasos de mais de 5 minutos provocam a desclassificação.

6.4. Durante a Temporada 2016, o Random Seed será divulgado com boa antecedência. As configurações de Random Seed e tamanho das corridas (quick race 50%) devem ser ajustados nas telas do programa GPxPatch.

6.5. Recomenda-se que a corrida seja salva no máximo 10 segundos após o piloto cruzar a linha de chegada (ou antes que seja tarde demais... pois o jogo pode ser encerrado impossibilitando a gravação).

6.6. Todas as corridas em que o piloto tenha guiado pelo menos 25% - arredondados para baixo - da distância total serão validadas. Corridas entregues com menos voltas serão desclassificadas. Todas as corridas devidamente entregues, a contar ao menos uma volta, serão consideradas.

6.7. Ultrapassar os limites da pista é proibido (OT=4W). Pelo menos uma roda deve permanecer dentro da pista todo o tempo. Zebras e linhas ao longo das laterais da pista fazem parte da pista. Veja o item 7 para as punições.

6.8. SETUP: O setup é livre para qualquer ajuste. O tipo de pneus será de livre escolha.

6.8.1. COMBUSTÍVEL: PARA A TEMPORADA 2017 TODOS LARGARÃO COM COMBUSTÍVEL CHEIO!!!

6.9. O clima para cada etapa será publicado na postagem da etapa!

6.10. É OBRIGATÓRIO fazer 1 PARADA nos boxes. 

6.11. É OBRIGATÓRIO publicar nos comentários da postagem da etapa, uma mensagem com as informações sobre a corrida (HOFxLAP) após o envio do TC (podendo ser ocultado, se o piloto quiser as informações de setup).
6.12. Todos os participantes devem largar na 22ª posição do grid.

6.13 GRID INVERTIDO! Para efeito de largada: O VENCEDOR LARGA NA PRÓXIMA ETAPA EM 22o., O SEGUNDO LUGAR EM 21o. O TERCEIRO LUGAR EM 20o. E ASSIM SUCESSIVAMENTE

7. PUNIÇÕES:

7.1. Caso seja detectada a participação de um mesmo piloto em duas corridas (arquivos) da mesma etapa, as mesmas serão eliminadas da competição, com perda de seus pontos. Caso confirmada a participação de seu colega de equipe, este também será banido da competição sem direito a pontos.

7.2. Todo o arquivo entregue deve conter em seu relatório extraído pelo programa HOFxLap a sentença "Session started normally", ou será desclassificado.

7.3. Se o piloto entregar uma corrida diferente daquela sendo disputada ou com tamanho diferente aos 50% especificados ou com a utilização de slot de pista diferente daquele mostrado no fórum ou qualquer outra configuração que não obedeça o regulamento, a mesma será desclassificada, assim como quando houver qualquer irregularidade quanto a posição de largada.

7.4. A ausência ou a troca do número do TC no nome do motor do piloto causará a desclassificação.

7.5. O modo opposition spread (OPTIONS/RACE OPTIONS) deve ser "ALL THE SAME"(todos os carros iguais) ou a corrida será desclassificada. 

7.6. A ausência ou utilização de versões antigas do programa GPxPatch ou do Patch 1.02 causará a desclassificação.

7.7. Corridas onde sejam detectadas irregularidades que tragam benefício ilícito serão desclassificadas.

7.8. A ausência ou a troca do Random Seed ou do valor correto para as condições climáticas (Weather Conditions) causará a desclassificação.

7.9. Andar de forma premeditada na contra-mão para atingir os boxes, será punido com acréscimo de 2 minutos ao tempo final do piloto.

7.10. Quaisquer artifícios detectados que favoreçam um determinado piloto ou a inobservância de instruções do regulamento serão investigados e poderão ser punidos com a desclassificação ou até mesmo a eliminação e exclusão do piloto deste campeonato.

7.11. Na corrida não haverá tolerância para voltas contendo OT=4W. As punições serão diferenciadas para cada ocorrência 4W:
A - Na volta mais rápida: 6 segundos adicionados ao tempo total da corrida. 
B - Cada volta OT=4W com tempo até 2 segundos da volta limpa mais rápida será acrescido em 2 segundos no tempo total da corrida, ex.: se a corrida teve 4 4W com tempos até dois segundos da Hot Lap Limpa = 8seg no tempo total da corrida. Voltas OT=4W com tempo acima de 2 segundos são "perdoadas".

7.12. Para falta de publicação do piloto após a entrega do TC da corrida, o piloto terá 30s adicionados ao seu tempo final.

7.14. Punições para os casos não previstos neste regulamento serão definidas pela Diretoria.